Na sua III Sessão Ordinária, a Assembleia Municipal de Pemba aprovou esta terça-feira, 22, por maioria, a proposta da III Revisão Orçamental do Exercício Financeiro de 2024 que visa adequar as finanças municipais às novas exigências socioeconómicas da cidade.
As bancadas da FRELIMO e MDM, com assento naquele órgão deliberativo, votaram à favor e a RENAMO votou contra a proposta em alusão.
A III Revisão Orçamental do Exercício Financeiro 2024, ora aprovada, vai ajustar as alocações financeiras para sectores prioritários como infraestruturas, transportes, estradas e gestão de resíduos sólidos.
Segundo o Presidente do Município de Pemba, Satar Abdulgani, esta revisão orçamental é necessária devido à mudança das condições económicas ao longo do ano.
“A aprovação desta revisão permite que o governo municipal redirecione recursos para áreas emergenciais como a reconstrução de estradas e o reforço de serviços básicos que têm enfrentado desafios significativos”, disse.
O executivo municipal justificou que esta reestruturação orçamental visa também garantir uma gestão financeira mais eficiente e responsiva às necessidades locais.
No seu informe, o Autarca de Pemba partilhou as principais realizações do governo municipal com destaque para manutenção e reabilitação de estradas, boa gestão de resíduos sólidos, implementação de sistemas electrónicos de cobrança de taxas e impostos, digitalização dos actos administrativos, realização do primeiro acampamento da juventude municipal e Festival Kissambi.
O informe foi aplaudido e elogiado pelos três partidos com assento na Assembleia Municipal de Pemba. As bancadas da FRELIMO, RENAMO e MDM disseram que as informações contidas naquele documento informativo refletem a realidade “indiscutível” de desenvolvimento da cidade nos nove meses de governação municipal.
No encerramento da III Sessão Ordinária, o Presidente da Assembleia Municipal, Ferraz Sufo, disse não ter dúvidas que a III Revisão Orçamental do Exercício Financeiro de 2024, já aprovada, vai promover o desenvolvimento socioeconómico da cidade.
A Assembleia Municipal de Pemba é composta por 47 membros dos quais 31 são do partido FRELIMO, 13 da RENAMO e 3 do MDM.
Importa referir que, na sessão anterior da Assembleia Municipal foi aprovada a II Revisão do Orçamento do Exercício Financeiro de 2024.(x)
PEMBA, JUNTOS PODEMOS!