
A Assembleia Municipal de Pemba aprovou, por maioria, a Conta Gerência referente ao exercício económico de 2024, durante a I Sessão Ordinária do presente ano, realizada nos dias 16 e 17 de Abril de 2025. O documento mereceu votos favoráveis das bancadas da FRELIMO e do MDM, enquanto a RENAMO votou contra.
A Conta Gerência é um instrumento fundamental de prestação de contas que reflecte a execução orçamental do município ao longo do ano anterior.
Durante a sessão, foram igualmente apresentados o Informe Anual do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba referente a 2024, o Relatório Bimensal (Janeiro e Fevereiro de 2025) do Conselho Municipal, e o Relatório Anual da Assembleia Municipal relativo ao ano de 2024.
Os informes apresentados pelo Presidente do Conselho Municipal foram elogiados e aplaudidos pelas três bancadas com assento naquele órgão deliberativo, que destacaram os avanços registados em diversas áreas da governação municipal, apesar dos desafios enfrentados.
A sessão decorreu num ambiente de debate democrático, com intervenções dos diferentes grupos parlamentares sobre os principais desafios e realizações da edilidade ao longo do último ano.
Com 47 membros no total, a Assembleia Municipal de Pemba é composta por 31 representantes da FRELIMO, 13 da RENAMO e 3 do MDM.(x)