O Conselho Municipal da Cidade de Pemba (CMCP) tomou medidas rigorosas, este fim de semana, para garantir a segurança e o reordenamento urbano, ordenando a destruição de todas as barracas construídas ilegalmente à berma da estrada na estação do bairro de Alto-Gingone. A medida visa salvaguardar a vida dos utentes, reduzindo o risco de acidentes de viação provocados pela ocupação desordenada daquela zona com intenso movimento de transportes semi-colectivos e outros veículos.
Segundo o Comandante da Polícia Municipal, Amade Mussa, a intervenção foi antecedida por um processo de sensibilização junto dos ocupantes do espaço. “Explicámos o perigo a que estavam expostos, dado o elevado movimento rodoviário naquela zona. Mesmo assim, muitos insistiram em permanecer, o que obrigou à intervenção coerciva”, disse Mussa.
A operação foi conduzida com o apoio de várias equipas do Conselho Municipal, da Polícia Municipal e Unidade de Intervenção Rápida (UIR), que garantiram a ordem pública durante a demolição. Algumas estruturas já se encontravam abandonadas, enquanto outras ainda eram usadas para pequenos negócios.
O Comandante da Polícia Municipal garante que esta acção não é isolada. “Nos próximos dias, vamos escalar outros pontos da cidade com situações semelhantes. O ordenamento da cidade é uma prioridade e não haverá tolerância para construções em locais de risco ou não autorizados”, avisou o Comandante.
O Conselho Municipal apela à colaboração dos munícipes no cumprimento das normas urbanas, reforçando que o reordenamento visa proteger vidas humanas e garantir uma cidade mais segura e organizada. Nesse âmbito, e de forma urgente, a edilidade garante que serão criadas condições para o exercício do comércio em locais apropriados e seguros, tendo já sido identificados alguns terrenos ociosos para o efeito.
#cmcpemba