O Conselho Municipal da Cidade de Pemba colocou, neste sábado, 28 de Junho de 2025, novamente em funcionamento a máquina de remoção de detritos e resíduos sólidos (garrafas partidas, latas entre outros) enterrados até 30 centímetros na areia das praias, após um período de cinco anos de inatividade devido a uma avaria.
A recuperação do equipamento foi possível graças a uma intervenção técnica promovida pela edilidade, que realizou trabalhos de manutenção com recursos próprios, permitindo devolver à cidade uma importante ferramenta de limpeza costeira.
A máquina vai reforçar a remoção de resíduos sólidos, com destaque para as algas que, em determinadas épocas do ano, se acumulam em grande escala ao longo da orla marítima, afectando a estética e a higiene das praias.
Com este passo, o Conselho Municipal pretende melhorar significativamente a imagem das praias urbanas, tornando-as mais limpas, seguras e atraentes, tanto para os residentes como para os visitantes. A medida enquadra-se na estratégia de valorização dos recursos naturais e promoção do turismo, pilares centrais para o desenvolvimento sustentável da cidade de Pemba.(x)
Pemba, Juntos Podemos!