O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Satar Abdulgani, inaugurou esta quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, uma vala de drenagem de 800 metros que parte da zona da cerâmica, em Gingone, atravessando os bairros de Cariacó e Josina Machel até à zona costeira. A nova infraestrutura representa um passo crucial na prevenção de inundações e no reforço das acções municipais de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Inserida no projecto Acções Integradas para a Resiliência Urbana, a obra tem como principal objectivo assegurar o escoamento eficiente das águas pluviais, reduzindo significativamente os episódios de alagamentos que, todos os anos, afetam as populações locais durante a época chuvosa. A intervenção durou sete meses e foi implementada pela Fundação AVSI em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Pemba, com financiamento do Programa Mundial de Alimentação (PMA) através da Embaixada Italiana.
Além de responder a uma necessidade urgente de adaptação climática, o projecto gerou impacto social através da criação de emprego directo para 136 munícipes, entre artesãos e mestres pedreiros dos bairros abrangidos, que estiveram envolvidos na construção da infraestrutura.
Durante a cerimónia de inauguração, Satar Abdulgani destacou que melhorar o sistema de drenagem urbana é fundamental para reduzir a vulnerabilidade da cidade face aos eventos climáticos extremos, sublinhando que “a prevenção de inundações começa com obras estruturantes como esta, capazes de devolver segurança e resiliência às comunidades”.
O edil acrescentou que a consolidação das valas naturais de drenagem contribui para minimizar bloqueios causados pelo acúmulo de resíduos sólidos e para garantir que as águas das chuvas fluam de forma regular até ao mar, evitando danos materiais e riscos sanitários.
Recorde-se que, em 2024, os mesmos parceiros concluíram a construção de uma vala de drenagem de cerca de 2,8 quilómetros na Unidade G, conhecida como zona da Cerâmica, no bairro de Alto-Gingone, igualmente orientada para fortalecer os sistemas naturais de drenagem urbana e aumentar a resiliência da cidade de Pemba face às mudanças climáticas.(x)
Pemba, Juntos Podemos!