O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Satar Abdulgani, reafirmou nesta sexta-feira, 18 de Julho de 2025, o compromisso da edilidade na promoção do conteúdo local e encorajou o sector empresarial a apostar no potencial económico da cidade capital de Cabo Delgado.
Falando durante a cerimónia de abertura da 16ª Edição da Feira Económica de Cabo Delgado, evento que decorre de 18 a 20 de Julho, Abdulgani destacou a importância de criar um ambiente propício ao investimento e ao desenvolvimento sustentável, com base na valorização dos recursos e talentos locais.
“O Município de Pemba está aberto a parcerias e investimentos que promovam o emprego, a inovação e a resiliência económica. Convidamos os empresários a acreditarem no nosso potencial e a investirem na nossa cidade”, declarou o edil perante uma plateia composta por representantes do governo, do sector privado e da sociedade civil.
Organizada pelo Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado através da Direcção Provincial de Indústria e Comércio, a Feira Económica tem como principal objectivo a partilha de oportunidades de investimento para acelerar os processos de reconstrução, industrialização e desenvolvimento da província, num contexto de retoma gradual após anos marcados por desafios de segurança e deslocamento populacional.
“Acreditamos que este evento vai não só impulsionar as trocas comerciais e parcerias estratégicas, como também reforçar o ambiente favorável ao investimento na cidade de Pemba em particular e na província de Cabo Delgado no geral”, disse Satar Abdulgani.
O evento, que decorre na FECAD em Pemba, conta com a exposição de produtos e serviços diversos, gastronomia local e momentos de entretenimento cultural. No primeiro dia, além da cerimónia oficial de abertura, houve visita aos stands de exposição e a realização de uma reunião público-privada, onde foram discutidas estratégias de colaboração entre o governo e os empresários.
A Feira Económica de Cabo Delgado é vista como uma plataforma estratégica para dinamizar o sector económico da província, promover a integração entre os diferentes actores e reforçar a confiança dos investidores no processo de reconstrução em curso.(x)
Pemba, Juntos Podemos!