img

 

A compostagem doméstica está a ganhar espaço nos bairros de Cariacó, Natite e Ingonane, em Pemba, graças a uma iniciativa promovida pelo Conselho Municipal da Cidade de Pemba e a Fundação E35, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Governo do Japão. A acção incentiva as famílias a reaproveitarem o lixo orgânico para produzir adubo natural, beneficiando hortas e machambas.

Recentemente, equipas da iniciativa visitaram as comunidades para acompanhar os resultados e realizar a extração do composto orgânico gerado nas residências. As famílias participantes demonstraram grande satisfação com os benefícios da prática, que não só melhora a qualidade do solo, como também reduz a quantidade de resíduos descartados.

Até ao momento, foram construídas 234 composteiras nos bairros de Natite (95), Ingonane (87) e Cariaco (52), promovendo a gestão sustentável dos resíduos orgânicos. No bairro de Ingonane, cinco famílias que protegeram as composteiras das chuvas conseguiram produzir 156,5 kg de composto a partir de 960 kg de lixo orgânico acumulado ao longo de três meses, utilizando agora o adubo nas suas hortas.

Além disso, decorrem levantamentos para quantificar o composto produzido em outras famílias ao longo dos bairros. Um inquérito de satisfação foi conduzido junto às famílias envolvidas, e os resultados demonstram um elevado nível (80%) de aceitação e entusiasmo com a iniciativa, pois agora não precisam mais deitar o lixo fora, transformando-o em um recurso útil para a produção horticola doméstica.

A implementação da compostagem doméstica tem sido conduzida por activistas ambientais formados em 2024 pelo Conselho Municipal de Pemba, em parceria com a Fundação E35 e a AMEC-Rural. O projecto representa um passo significativo para a promoção da sustentabilidade local, fortalecendo a segurança alimentar e incentivando hábitos ecológicos nas comunidades.(x)

Notícias relacionadas

img
29 de outubro de 2024

CMCP e E35 Promovem Feira Escolar de Reciclagem e Engenhocas Ecológicas

CMCP e E35 Promovem Feira Escolar de Reciclagem e Engenhocas Ecológicas

22 de janeiro de 2025

CMCP e Universidade Iris assinam memorando de entendimento para fortalecer cooperação académica e social

CMCP e Universidade Iris assinam memorando de entendimento para fortalecer coope...

29 de outubro de 2024

Ruth Batalha é a Miss Kissambi 2024

Ruth Batalha é a Miss Kissambi 2024

02 de fevereiro de 2025

CMCP realiza entrevistas com concorrentes ao financiamento de projectos no âmbito da Feira de Soluções Inovadoras Locais

CMCP realiza entrevistas com concorrentes ao financiamento de projectos no âmbit...

img
28 de dezembro de 2024

CMCP cancela todos shows, festas e uso de fogo de artifício no final do ano 2024

CMCP cancela todos shows, festas e uso de fogo de artifício no final do ano 2024