A Feira Municipal de Gastronomia, promovida pelo Conselho Municipal da Cidade de Pemba de 27 a 28 de setembro de 2025, está a gerar um impacto positivo na economia local, ao dinamizar o comércio e valorizar a gastronomia típica da baía.
Realizada na zona baixa da cidade, local considerado um dos principais patrimónios culturais e históricos de Pemba, a feira contribui também para reforçar a necessidade de preservar este espaço, que guarda parte da memória coletiva e da identidade da capital provincial de Cabo Delgado.
Durante o evento, centenas de visitantes têm afluído ao recinto, consumindo produtos locais e apreciando a diversidade cultural apresentada pelos expositores. Pequenos empreendedores, em particular, beneficiam de maior visibilidade, aumento das vendas e novas oportunidades de negócio.
O Vereador do Pelouro de Saúde, Chafi Invita, falando este sábado na abertura da feira, em representação do Presidente do Conselho Municipal, disse que a iniciativa reforça a identidade cultural de Pemba e projeta a cidade como um destino turístico competitivo e sustentável, em sintonia com o lema do Dia Mundial do Turismo 2025: “Turismo e Transformação Sustentável”.
A Feira Municipal de Gastronomia integra as comemorações dos 67 anos de elevação de Pemba à categoria de cidade e o programa do Festival Kissambi 2025, que reserva, para o mês de outubro, um vasto leque de actividades culturais, desportivas e musicais.
Para os participantes e visitantes, a feira confirma-se como um espaço de convivência, de promoção de negócios e de valorização do património cultural e histórico, reforçando o papel do turismo e da cultura como motores de desenvolvimento da cidade.(x)
Pemba, Juntos Podemos!