A Fundação E35, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Pemba (CMCP), realizou no dia 31 de Janeiro de 2025, a cerimónia de entrega de certificados a 26 jovens que concluíram com sucesso os cursos técnicos profissionais de Andares, Agentes de Limpeza e Corte e Costura. Esta iniciativa integra o 3º Ciclo de Formação Técnica Profissional promovido pela Fundação E35, que tem como foco o empoderamento juvenil através da capacitação técnica em áreas estratégicas para o desenvolvimento local.
Os cursos, que fazem parte do Projecto MAISPEMBA, visam proporcionar oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho para jovens residentes na cidade de Pemba, incluindo pessoas com e sem deficiência, na faixa etária dos 18 aos 35 anos. A formação abrangeu habilidades práticas e teóricas, preparando os participantes para atuarem como profissionais qualificados em suas respectivas áreas.
Durante a cerimónia, o Vereador do Pelouro de Juventude e Desporto , Jackson Somar, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento socioeconómico da cidade.
“Estamos comprometidos em oferecer ferramentas que permitam aos jovens construir um futuro melhor, contribuindo para o crescimento da nossa comunidade”, afirmou Jackson Somar.
A representante da Fundação E35, Daniela Cusmai, disse que o evento reflete os esforços conjuntos da sua organização e outros intervenientes, na promoção da formação e criação de oportunidades de emprego aos jovens locais.
“Nós iremos continuar com estas iniciativas, queremos agradecer a colaboração do parceiros, o município, el j, Azul que hoje juntos testemunhamos esse momento importante para os jovens”, disse.
O evento contou com a presença de parceiros estratégicos, como o Pelouro da Juventude e Desporto do CMCP, Fundação E35, a Fundação Moz Youth e a FAMOD (Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência), que apoiaram a realização dos cursos e reforçaram a importância da inclusão e da diversidade nos programas de formação profissional.
Os jovens graduados expressaram gratidão pela oportunidade e destacaram o impacto positivo da formação em suas vidas. “Este curso mudou a minha perspectiva de futuro. Agora, sinto-me preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade”, disse um dos beneficiários.
A Fundação E35 reafirmou o seu compromisso em continuar a promover iniciativas que fortaleçam as competências técnicas e profissionais dos jovens, contribuindo para a redução do desemprego e o desenvolvimento sustentável da região. O sucesso deste 3º Ciclo de Formação Técnica Profissional reforça a importância de parcerias estratégicas e do investimento na capacitação da juventude como pilares fundamentais para o progresso social e económico.(x)