Num gesto que reforça a parceria público-privada para o desenvolvimento urbano sustentável, o Conselho Municipal da Cidade de Pemba e a Fundação Mozambique LNG assinaram, nesta sexta-feira, 27 de Junho de 2025, um Memorando de Entendimento para a instalação de 100 postes de iluminação pública com lâmpadas solares em diferentes zonas da urbe.
A cerimônia teve lugar no gabinete do Presidente do Conselho Municipal, Satar Abdulgani, que destacou a importância da iniciativa para a melhoria da transitabilidade e segurança pública, sobretudo durante o período noturno, nas principais vias e zonas periféricas da cidade.
“Queremos agradecer à Fundação Mozambique LNG por mais este gesto que vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes. A iluminação pública tem impacto directo na mobilidade, segurança e bem-estar da população”, afirmou o edil.
Por sua vez, a Chefe da Fundação Mozambique LNG, Narges Saidane, expressou a satisfação da instituição em poder colaborar com iniciativas de impacto directo na vida dos munícipes.
“Estamos muito felizes de ter essa possibilidade de contribuir para um assunto que é prioritário para a cidade de Pemba, de uma maneira suficientemente rápida para apoiar os esforços do próprio município a melhorar a vida dos cidadãos de Pemba”, referiu.
Este gesto enquadra se na continuação das diferentes iniciativas e esforços conjuntos de promover soluções sustentáveis e ambientalmente responsáveis, através do uso de energias renováveis para a expansão da rede de iluminação pública. Este evento é antecedido pela entrega do sistema de água de Paquitequete com capacidade de abastecimento para cinco mil famílias feito pela mesma instituição.
A instalação dos postes deverá arrancar nos próximos meses, com prioridade para bairros com menor cobertura de iluminação ao nível da cidade de Pemba.(x)