img

 

O Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Abdulgani, inaugurou, no dia 18 de Março de 2025, um sistema de abastecimento de água na zona de Colocolone, bairro de Paquitequete. A infraestrutura beneficiará cerca de 5.000 famílias, garantindo acesso contínuo a água potável e reforçando a resiliência comunitária.

O projecto, financiado pela Fundação Mozambique LNG com um investimento superior a 18,5 milhões de meticais, envolveu a reconstrução completa da infraestrutura. A nova estrutura inclui tanques subterrâneos e aéreos com capacidade para 330.000 litros, uma rede de distribuição com cinco postos e um sistema de bombeamento solar. Além de melhorar a qualidade de vida da população, o projecto conta com um comité de gestão local para garantir sua sustentabilidade.

Durante a cerimônia de inauguração, Satar Abdulgani destacou a importância do sistema para a saúde pública e o bem-estar dos munícipes.

“Acreditamos que com a inauguração deste sistema, estamos a dar um passo concreto na melhoria das condições de vida dos habitantes de Paquitequete em particular e do Município de Pemba no geral. A disponibilidade de água potável não é apenas um direito básico de todos, mas também uma condição essencial para a saúde pública, prevenindo doenças de origem hídrica e promovendo a dignidade das famílias que aqui residem”, afirmou o edil.

Abdulgani apelou ainda à população para utilizar o sistema de forma responsável, garantindo sua durabilidade.

“Queremos pedir a toda população de Paquitequete que faça um bom uso deste sistema para assegurar sua sustentabilidade. Agradecemos a criação do Comité de Gestão de Água, que será fundamental nesse processo”, acrescentou.

Maxime Rabilloud, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Mozambique LNG, referiu “estamos muito felizes em contribuir para trazer mais água aos munícipes de Paquitequete, contribuindo, assim, para o seu bem-estar. Contribuir para o bem-estar das pessoas, contribuir para o desenvolvimento sustentável de Cabo Delgado e da região é a vocação da Fundação Mozambique LNG”.

Rabilloud afirmou ainda que “a Fundação Mozambique LNG foi criada pelo projecto Mozambique LNG e reflete o compromisso de longo prazo no investimento para o bem-estar das comunidades não só em redor do das operações do projecto, mas também para o desenvolvimento socioeconómico de toda a província de Cabo Delgado”.

A cerimônia de inauguração do Sistema de Água Potável em Paquitequete contou com a presença do Governador da Província, Presidente do Município, Parceiros, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças locais e membros da comunidade.(x)

Notícias relacionadas

29 de outubro de 2024

Assembleia Municipal aprova III Revisão Orçamental do Exercício Financeiro de 2024

Assembleia Municipal aprova III Revisão Orçamental do Exercício Financeiro de 20...

18 de fevereiro de 2025

Edson Leite reitera aos jovens para serem agentes da pacificação e combaterem discursos de ódio

Edson Leite reitera aos jovens para serem agentes da pacificação e combaterem di...

28 de janeiro de 2025

Brighton FC conquista a Copa Paquite 2024/2025 em final emocionante

Brighton FC conquista a Copa Paquite 2024/2025 em final emocionante

19 de março de 2025

População de Paquitequete ganha grande sistema de água potável

População de Paquitequete ganha grande sistema de água potável

07 de março de 2024

Conselho Municipal De Pemba Reforça Parceria Com A Fundação Azul

O novo elenco municipal da cidade de Pemba mostra-se aberto para cooperar com as...