
O Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Abdulgani, incentivou os jovens a investirem no empreendedorismo como forma de garantir autonomia financeira e contribuir para o desenvolvimento das suas comunidades. O apelo foi feito no dia 22 de Março de 2025, durante a cerimônia de entrega de certificados a 20 jovens bolseiros dos cursos ocupacionais de Culinária e Confeitaria, Corte e Costura, Eletricidade e Sistema Fotovoltaico, lecionados pelo Centro de Educação Sustentável (CES), uma instituição de ensino localizada na cidade de Pemba.
Os beneficiários da formação são oriundos de comunidades próximas da Reserva Especial do Niassa, sendo o programa financiado pela própria reserva, em parceria com o Biofund, Banco Mundial, Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e WildFire Conservation Society. O objectivo da iniciativa é capacitar jovens da província do Niassa com habilidades técnicas e profissionais, proporcionando-lhes melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivo ao autoemprego.
Na sua intervenção, Satar Abdulgani destacou a importância da qualificação profissional para a juventude, frisando que o conhecimento adquirido deve ser utilizado para criar oportunidades de negócio e melhorar a qualidade de vida das famílias.
A cerimônia de entrega de certificados também contou com a presença do Administrador da Reserva Especial do Niassa (REN), Terêncio Tamele.
O evento marcou o encerramento do ciclo de formação dos jovens, que agora estão preparados para ingressar no mercado de trabalho ou iniciar os seus próprios negócios, contribuindo assim para o crescimento socioeconômico da região.(x)