
A tocha contendo a Chama da Unidade Nacional chegou, na madrugada deste sábado, 12 de Abril de 2025, à cidade de Pemba, depois de escalar vários distritos da província de Cabo Delgado.
Em Pemba, a cerimónia de recepção decorreu num ambiente festivo e contou com a presença de autoridades locais, representantes de instituições públicas e privadas, bem como populares que por força da sua curiosidade não quiseram perder a oportunidade de se juntar ao momento tão solene e de grande simbolismo nacional.
Em representação do Município da Cidade de Pemba e do seu presidente, Silvestre Macie, Vereador do Pelouro de Infraestruturas e Obras Municipais, no momento da recepção da tocha destacou a importância deste acto no reforço dos laços de irmandade entre os moçambicanos. “Queremos enaltecer os esforços do Governo da República de Moçambique em promover a unidade nacional através desta iniciativa. A chama nos inspira a continuar a trabalhar juntos, como povo, na construção de um futuro melhor para todos”, afirmou.
Nos próximos dias, a tocha continuará o seu percurso por outros distritos da região sul de Cabo Delgado, levando consigo uma mensagem de paz, esperança e espírito de unidade que caracterizam o povo moçambicano.
A chama foi oficialmente lançada no distrito de Nangade pelo Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, marcando o início do percurso que irá abranger todos os 154 distritos de Moçambique. Este importante evento acontece de cinco em cinco anos e simboliza o compromisso contínuo dos moçambicanos com os valores da unidade nacional, independência e soberania.(x)