No âmbito dos esforços para melhorar a mobilidade urbana e garantir a fluidez do tráfego na capital provincial, o Conselho Municipal da Cidade de Pemba proíbe qualquer tipo de construção que invada a berma das vias de acesso da urbe. Para o efeito, a edilidade destruiu esta quinta-feira, 20 de Novembro de 2025, uma obra erguida dentro do projecto da nova Estrada M16, actualmente em fase avançada de construção na zona da Expansão, no bairro Eduardo Mondlane.
A medida surge na sequência de constatações de ocupações irregulares ao longo do traçado destinado à futura via, comprometendo o avanço das obras e colocando em risco a segurança dos munícipes. O Conselho Municipal alerta que ninguém está autorizado a erguer infraestruturas, de qualquer natureza, dentro da área reservada para a faixa de rodagem ou zonas de protecção da estrada.
A Estrada M16 é uma infraestrutura estratégica para o descongestionamento do tráfego urbano, ligando áreas de expansão e promovendo maior acessibilidade dentro da cidade. Qualquer obstrução no seu corredor compromete não só o projecto, mas também o desenvolvimento ordenado de Pemba.
A edilidade reitera que irá intensificar as acções de fiscalização e proceder à demolição imediata de obras ilegais, apelando aos moradores e empreendedores para respeitarem as normas urbanísticas e colaborarem na construção de uma cidade mais organizada, segura e funcional.(x)

Pemba, Juntos Podemos!